Arte e Meio Ambiente

A proposta apresentada pela equipe do 4º semestre de Pedagogia da Facesa foi de possibilitar ver a arte e meio ambiente de forma interdisciplinar em nosso cotidiano, pois percebemos que a harmonia e a arte ainda estão ao alcance dos seres humanos.

A arte que procuramos, muitas vezes pode nos passar desapercebida, sendo assim é necessário ter um olhar sobre todas formas de arte, da mais simples, feito artesanalmente por um artista anônimo ou por um artista profissional. Encontro a melhor frase para este grito de alerta “A arte esta em toda parte”. Em um Nonet ou simplesmente no Sr. Gabriel (Casa da Flor) em fazer do lixo, arte.


Acho que estamos no caminho certo, devagar, pois estamos nos reeducando, aprendendo o sentido da palavra reaproveitar, estamos com isto colocando em pratica o nosso lado humano e responsável.

(texto: Rosanna Cajango)

Equipe de trabalho conduzida pela professora Marilene Ferreira
Amanda Arruda Rodrigues da Silva
Leandra Silva Leandro
Leila Cerqueira Santos
Rosanna Christina Cajango
Séfora Cristiane Franco


Foto da turma com trabalhos já realizados


oficina de pintura em TNT, e cerâmica


Oficinas de Mosaico, pintura com giz de cera.

No primeiro momento foi feito uma rápida explanação sobre a influência do Meio Ambiente em novas tendências e modalidades artísticas, como na pintura, escultura, na construção civil, na moda e como instrumento de denúncia dos problemas sócio-ambientais.

Conhecemos a Casa da Flor, construída a partir do lixo doméstico; os mosaicos de Bel Borba, que embelezam a nossa cidade; a moda de reciclagem; a vida e as obras de Frans Krajcberg, utilizando a arte como instrumento de denúncia; como também os estilos e telas que utilizaram o Meio Ambiente como inspiração, como o impressionismo de Monet e Degas e o estilo de pintura chamado Natureza-morta.

No segundo momento foi realizado as oficinas de forma bem organizada e dirigida. Bastante descontrida, num ambiente alegre e harmonioso. Valeu demais! Parabéns a equipe!

0 comentários:

Postar um comentário