Chás Medicinais

PLANTAS MEDICINAIS
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda terra; e de toda a árvore em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E todo o animal da terra e a toda a ave dos céus e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi." Gênesis 1:29-30
No Brasil existem aproximadamente 200.000 espécie de vegetais, pelo menos a metade tem alguma propriedade terapêutica útil a população.
O homem faz uso de plantas medicinais desde o início de sua história, as espécies, suas indicações e seu cultivo passaram de pai para filho, desde os tempos indígenas até os dias atuais.
O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos, cerca de 80% da população mundial fez o uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma sintomatologia dolorosa ou desagradável.
As hortas medicinais podem ser de dois tipos:
- Hortas medicinais do tipo doméstica
- Hortas medicinais do tipo comercial
Como fazer sua horta medicinal
Para plantar uma horta medicinal, precisamos selecionar as espécies e identificar corretamente as plantas.
A área deve, de preferência, ser bem drenada ou seca, e com disponibilidade de água de boa qualidade. deve receber insolação especialmente pela manhã.
O solo deve ser leve e fártil para que as raízes tenham facilidade de penetrar e se desenvolver. Incorporando no mesmo, esterco e/ou composto orgânico, que forneçam nutrientes e ajudarão a reter a umidade.
Adubação:
Uma adubação equilibrada é a chave para a obtenção de plantas mais resistentes a pragas e doenças e também com maiores teores de fármacos, sem comprometer a produção de massa verde. Adubar conforme a análise do solo, utilizar recomendações para hortaliças e sempre usar adubos orgânicos como esterco curtido de curral ou de aviário.
Plantio:
Deve-se sempre procurar obter mudas, sementes ou estacas de plantas sadias e vigorosas.
O plantio, no caso de hortas dométicas se dá por semeio direto ou por mudas retiradas de outras hortas, ou mesmo na natureza.
Colheita e processamento
As espécies medicinais, no que se refere a produção de substâncias com atividade terapêutica, apresentam alta variabilidade no tempo e espaço.
O ponto de colheita varia segundo órgão da planta, estágio de desenvolvimento, época do ano e hora do dia.
Algumas plantas importantes:
Alecrim (Rosmarinus Offinalis L.)
Indicações: estimulante digestivo e para falta de apetite, contra azia, problemas respiratórios debilidade cardíaca.
Babosa (Aloe sp.)
Indicações: queimaduras, eczemas, erisipela, queda de cabelo, entre outras. A folha despida de cutícula é um supositório, calmante nas retites hemorroidais.
Boldo (Vemonia condensata Beker)
Indicações: desintoxicante do fígado, diurético, antidiarrético, usado popularmente para ressaca alcoólica.
Capim santo (Cymbopogon citratus): bactericida, antiespamódico, calmante, analgédico suave, diurético hipotensor.
EXCELENTE!!! foi o chá oferecido pela equipe: Célia Maria, Claudenice, Edna, Ester Barbosa, Luana, Mariza Oliveira, em 30 de setembro na apresentação do tema Plantas Medicinais. Parabéns pelo trabalho!
Eis alguns momentos :
Essa de azul é a nossa professora da disciplina meio ambiente, Marilene Ferreira.










1 comentários:

Equipe disse...

Essa de azul é a nossa professora Marilene,beijo pró!!!!!

Postar um comentário